quinta-feira, 4 de março de 2010

Estrutura abalada? O que fazer quando aparece uma rachadura.

Rachaduras

- Não há uma distinção formal, porém costuma-se usar os termos “fissuras, trincas e rachaduras” nesta ordem, indicando da ocorrência menor para a maior.

- Mais importante que a nomenclatura é a forma e posição destas ocorrências, que determinam sua gravidade.

- Quando uma rachadura ou trinca acontecer, chame logo um especialista para avaliar a ocorrência e diagnosticar a gravidade. Se preferir, faça mais de uma avaliação e compare os laudos.

- Um tratamento inadequado poderá ocultar problemas maiores que aparecerão no futuro.

- Neste caso também, sai mais barato consultar um engenheiro especializado, que apresentará uma solução técnica correta, do que arriscar tratamentos paliativos.

- As principais conseqüências do incorreto tratamento de infiltrações são os danos causas à armação do concreto, cujo reparo é caro e requer conhecimentos técnicos especializados.

Instalações elétricas

O bom funcionamento das instalações elétricas dependem muito do serviço inicial e da manutenção, por isso:

- Verifique se não há luzes desnecessariamente acesas durante o dia.

- Verifique a queima precoce de lâmpadas, usado um mapa de controle com as datas de trocas

- Cheque o aquecimento de cabos, a existência de diferentes tipos e/ou capacidades de dispositivos de proteção (disjuntores por ex.) nos quadro de distribuição para as unidades

- Evite a existência de fundos de madeira nos quadros, dispositivos obsoletos como chaves faca e fusível tipo cartucho ou rolha

- Confira com freqüência, uma vez por mês, a intensidade da iluminação interna e externa, para garantir a segurança do condomínio

- Verifique se as instalações dos fios estão soltas ou frouxas

- Manter as instalações elétricas sempre limpas, organizadas, acessíveis, longe de água, produtos químicos e substâncias inflamáveis e explosivas.

- Nunca deixar quadros e caixas elétricas sem portas ou tampas ou destravadas.

- Nunca deixar fios expostos, soltos e descascados.

PERIODICIDADE DE MANUTENÇÃO -

Não há uma periodicidade determinada por lei ou norma para a verificação profissional, mas recomenda-se uma verificação geral a cada dois anos e um check-up mais detalhado a cada cinco anos.

ORIENTAÇÃO AO ZELADOR

- O check-up das instalações elétricas NUNCA deve ser feito pelo zelador, a menos que ele seja qualificado e habilitado para tal função.

- Lidar com instalações elétricas é assunto exclusivamente para profissionais qualificados.

- O zelador pode estar correndo risco de morte ao realizar serviços de eletricidade no condomínio, por mais simples que sejam estes serviços.

- Iluminação de emergência: observe a manutenção periódica das baterias, se não for movida por gerador.

- Pára-raios: verificar se houve danos no sistema ou rompimento de algum cabo. Se houve, é necessário comunicar imediatamente a empresa responsável pela manutenção de tal sistema, uma vez que não basta emendar, deve ser feita a verificação de continuidade de corrente para que o sistema volte a funcionar com eficiência.

-O sistema de Pára-Raios deve ser vistoriado por um profissional anualmente, na época de vencimento do Laudo Técnico, para que a empresa responsável possa renovar a documentação técnica ou realizar adequações no sistema conforme a necessidade.

Fonte: Conteúdo SíndicoNet
Hilton Moreno
Engenheiro Eletricista
Consultor do Programa Casa Segura
www.programacasasegura.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário