quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Inadimplência em condomínios recua 3,41% em novembro deste ano

SÃO PAULO - O número de ações contra inadimplentes em condomínios recuou 3,41% entre os meses de outubro e novembro deste ano, segundo levantamento realizado pelo Grupo Hubert.

Desde julho do ano passado, quando a lei 13.160 - que permite o protesto do boleto de cobrança de condomínios - passou a vigorar, a taxa de inadimplência condominial acumula queda de 37,70%.

O diretor do grupo Hubert, Hubert Gebara, afirma que a lei está conseguindo seu objetivo e, em alguns casos, mudando o comportamento de condomínios maus pagadores, que agora receiam ter seus nomes apontados nos serviços de proteção ao crédito.

"A lei da deputada Maria Lúcia Amary minimizou a difícil situação dos condomínios, quando o boleto não podia ser protestado e muitos condôminos davam preferência ao pagamento de contas cujo atraso geram juros mais altos”, declarou diz Gebara.

Ações

Segundo o levantamento, o número de ações por falta de pagamento em novembro atingiu 879, ante as 910 de outubro. Na comparação com novembro do ano passado a diferença não é tão grande, já que na época o número registrado de ações foi de 857.

Fonte: Grupo Hubert

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Novas Multas

Apesar de incluído no Código Brasileiro de Trânsito, poucos condutores de veículos têm conhecimento de que a legislação também pode ser aplicada dentro de condomínios e estacionamentos de shopping e supermercados. Sim, as regras das vias urbanas devem ser respeitadas nesses locais e, caso isso não for observado, pode render multa. Em suma, os motoristas que circulam dentro de condomínios e estacionamentos de shopping e supermercados e cometem algum tipo de infração estão sujeitos às penalidades previstas na lei.

Em diversas capitais, os órgãos responsáveis pelo trânsito já despertaram, e estão "de olho" no comportamento dos condutores de veículos nessas áreas fechadas, e o número de multas é bastante significativo. O grande problema que vem sendo verificado é a reação dos motoristas multados que não se conformam em ser punidos por infrações de trânsito praticadas no condomínio em que residem ou no estacionamento de um shopping.

Aracaju já possui um bom número de condomínios fechados, e dentro de pouco tempo os dois shoppings centers começarão a cobrar uma taxa de permanência em seus estacionamentos. Se você algum dia for multado dentro dessas áreas, não proteste, apenas se conforme que praticou uma infração de trânsito na porta de casa ou no estacionamento de um supermercado, ou de um shopping. É a lei.

Fonte: Correio de Sergipe

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Dicas para o síndico que vai se ausentar durante as férias, deixando tudo encaminhado no condomínio

A primeira providência seria marcar duas reuniões: uma com o subsíndico (se houver) e com o Conselho; outra com a empresa administradora, se o condomínio usar o serviço.

- Se o síndico se ausentar em janeiro, pode ser preciso nomear por escrito um preposto, uma pessoa que vá representar o condomínio em eventuais audiências na Justiça. É recomendável que o documento tenha firma reconhecida.

- O período das festas é de férias forenses, portanto não há audiências nestes dias.

- Também é bom conferir se o zelador tem todas as informações necessárias para o período.

Tratar com subsíndico/conselho

- Quem vai responder pelo condomínio no período (a prioridade é para o subsíndico)

- O responsável deve ter uma cópia da Convenção e do Regulamento Interno

- Elencar pagamentos que devem ser feitos no período, se não for possível agendar pela internet e/ou se o condomínio não contar com empresa administradora

- Observar funcionários que terão concessão de férias no período, assinando os respectivos papéis e prevendo o pagamento do 1/3 legal.

- O síndico pode deixar com o responsável um telefone de contato, para emergências

- Conte com a gente: você pode deixar com o responsável o endereço do portal SíndicoNet, www.sindico.com.br, para que ele tire dúvidas que surjam no período

Tratar com a administradora

- Ao gerente de condomínio da empresa, informar período que estará fora.

- Autorizar os pagamentos necessários no período, sempre discriminados.

- Organizar/ autorizar escala de que funcionários trabalharão no Natal e na passagem do ano.

Tratar com o zelador

- Certificar-se de que o zelador tem os telefones abaixo, para qualquer eventualidade:

administradora do condomínico (se tiver)
subsíndico e/ou membro(s) do conselho
empresa de conservação/manutenção do elevador
empresa de segurança / monitoramento (se tiver)
demais empresas de manutenção (portões, bombas etc.)
delegacia mais próxima/ telefone para emergências
corpo de bombeiros da região/ telefone para emergências

- Certificar-se de que há um Livro de Ocorrências na portaria, para registrar desrespeitos ao Regulamento Interno e quaisquer outros problemas que possam ocorrer

Desrespeitos ao Regulamento Interno

- O período de férias é o de maior uso da área de lazer do condomínio. É também a época mais propícia a desrespeitos ao RI, como abuso no volume de rádios, horário de uso dos equipamentos etc.

- Por isso, tanto o responsável pelo condomínio no período quanto o zelador têm de estar instruídos a respeito

- Para o responsável, é importante ter a Convenção e o Regulamento Interno em mãos para saber quais as medidas devem ser tomadas com respaldo legal

- Para o zelador, é preciso orientar ao uso do Livro de Ocorrências.

- Além disso, quando constatada alguma infração, o zelador deve apenas informar ao condômino que ele está desrespeitando as normas do condomínio, e comunicar o caso o mais rapidamente possível ao subsíndico ou conselheiro que está respondendo pelo condomínio no lugar do síndico.

Segurança

Os períodos de férias e festas de final de ano costumam apresentar maior incidência de assaltos a condomínios. Por isso, é muito importante orientar e alertar o zelador quanto aos riscos nestes períodos.

Pequenos descuidos podem ser a oportunidade exata que o ladrão estava aguardando para invadir o condomínio.

Fonte: www.sindiconet.com.br

Previna surpresas ruins ao retornar das férias

O cuidado com segurança deve ser redobrado quando a família sai de férias. Peça a um parente ou pessoa de confiança que permaneça ou passe no imóvel algumas vezes.

Há menos de uma semana para o Natal muitas famílias já começaram a contagem regressiva para as férias de verão, mas antes de pegar a estrada, vale a pena montar um check-list de segurança para garantir que tudo esteja em perfeita ordem na volta para casa. As pessoas que moram em condomínios verticais e horizontais ficam mais tranquilas porque, em tese, basta trancar a porta da frente. Na realidade não é bem assim, muito da segurança do condomínio depende dos moradores e dos funcionários.

Para evitar qualquer risco, a dica para os porteiros é se atentar ao vai-e-vem de estranhos. Neste caso, o mais recomendado é que o morador receba na portaria a entrega de encomendas. Outro ponto de fragilidade é a garagem. Por isso, monitorar o movimento de veículos e pessoas quando o condomínio está quase vazio é tão importante quanto no período normal.

Também com objetivo de evitar imprevistos, a Polícia Militar orienta que evite comentários sobre a viagem perto de estranhos, porque isso facilita ao invasor saber quando não haverá ninguém em casa. Deixar a luz acesa o dia todo e correspondência se acumulando na porta de entrada tem o mesmo efeito. O primeiro tenente Roberto França, do 4º Batalhão da Polícia Militar, diz que o mais importante é dificultar a ação dos invasores. “O que atrai o marginal nem sempre é o endereço, mas a facilidade para realizar o furto”. Ele explica que o mais importante é não deixar perceptível que a casa está vazia.

Uma tática muito comum entre os marginais é tocar a campainha várias vezes para certificar-se de que não há ninguém em casa. “O ideal é desligá-la, deixar alguém cuidando da casa e comunicar um vizinho de confiança que estará ausente”, relata França. Os equipamentos de segurança e o apoio de empresas especializadas em segurança também ajudam.

Fonte: O Diário de Maringá - www.odiariomaringa.com.br

IPTU em Curitiba terá reajuste de 4,2% para 2010

Os carnês para pagamento do imposto começam a ser enviados pelo correio a partir da primeira semana de janeiro.

O valor total pode ser parcelado em 10 vezes. Quem pagar à vista terá desconto de 5,5%. O reajuste é baseado na inflação dos últimos 12 meses, de acordo com o IPCA, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Os talões do IPTU, o Imposto Predial e Territorial Urbano, trazem também o valor da taxa de coleta do lixo. Para os imóveis residenciais e de uso misto, o valor é de R$ 174,00. Para os imóveis não-residenciais, R$ 298,00. Curitiba tem 522.765 imóveis cadastrados para receber o carnê. Destes, 20% são isentos ou têm redução de alíquota de IPTU. Mas existem critérios para isenção:

- imóvel residencial, com valor venal abaixo de R$ 31.300;
- área construída de até 70 metros quadrados e padrão simples de construção;
- imóvel considerado de valor histórico que pode ter até 100% de redução da alíquota;
- imóveis de aposentados que recebem até três salários mínimos que tenham um único imóvel.

Também têm isenção as áreas declaradas como Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), de acordo com lei municipal aprovada em dezembro de 2006.Quem não receber o carnê pelo correio, poderá obter uma segunda via no prédio central da Prefeitura ou nas Ruas da Cidadania. Há também a opção de imprimir pela internet. Na página da Prefeitura, www.curitiba.pr.gov.br, clique no menu à esquerda, no link Tributos Municipais.

Fonte: Secovi-PR/Rede-CBN

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vargas & Vargas Administradora de Condomínios Ltda.


Prezado (a) Cliente (a);

A Vargas & Vargas Administradora de Condomínios Ltda., atua na área de administração de condomínios e tem como meta prioritária a qualidade em seus serviços de gestão do patrimônio de terceiros, prestados com competitividade e pautados em diretrizes seguras, sérias e competentes, com atendimento personalizado, proporcionando benefícios diretos aos Condomínios e demais clientes.

Nosso conceito no mercado soma confiança e credibilidade ao nosso nome, construindo nossa marca. Possuímos foco determinado para encontrar soluções para os nossos clientes criando desta forma uma parceria entre cliente-empresa.

A Vargas & Vargas Administradora de Condomínios Ltda., orgulha-se em ter nos seus clientes a principal referência da qualidade dos seus serviços.

Atendemos não só a Capital, mas também a Região Metropolitana e Litoral Paranaense.

Na expectativa de atender as necessidades de seu condomínio, ficamos no aguardo de sua visita para que possamos melhor esclarecê-lo.

Atenciosas Saudações,

Diretoria Vargas & Vargas Administradora de Condomínios Ltda.

Avenida República Argentina, nº 369 – 11º Andar – Conj. 1101 – Bairro Água Verde – CEP.: 80240-210 – Curitiba – Paraná
Fone: (41) 3242-6283 / 9945-8162 / 9112-8662 Fax: (41) 3244-7518 e-mail: vargas.adm@hotmail.com